Identifique o perfil dos moradores do seu futuro condomínio

Você sabia que na hora de comprar um imóvel precisa levar em conta o perfil dos moradores que vão morar nele? Isso mesmo!

Afinal, lá atrás, ainda na fase do projeto, construtoras e incorporadoras já pensam seus futuros empreendimentos para determinado perfil de morador.

Dessa forma, defini-se se o público serão famílias com crianças pequenas, solteiros, jovens casais ou pessoas da terceira idade. Por exemplo, um prédio para famílias poderá ter na área comum uma brinquedoteca, uma quadra ou um playground. Já um imóvel para solteiros poderá ter apartamentos no estilo de loft, com o mínimo de paredes dividindo os espaços, e até lavanderia e escritório compartilhados nas áreas comuns.

Portanto, antes de procurar um imóvel que atenda as suas necessidades, analise que tipo de comprador e futuro morador você é:

Solteiro (a), single

Hoje, o mercado conta com imóveis pensados para pessoas que moram sozinhas, com layouts modernos, compactos e de fácil manutenção. Chamados de lofts ou studios, os apartamentos para solteiros contam com o mínimo de divisões (paredes) internas possível. Como as metragens dos apartamentos são menores, alguns ambientes de uso comum podem ser compartilhados no térreo, como: academia, espaço gourmet, lavanderia, escritório, bicicletário etc.

Em relação à localização, é mais prático que o empreendimento esteja localizado próximo a centros comerciais, estações de trem, metrô e com pontos de ônibus acessíveis. Muitos possuem uma ou nenhum vaga de garagem, visto que os solteiros tendem a usar mais aplicativos como UBER e 99, ao invés de desejarem ter um carro.

Jovens casais ou prestes a ter o primeiro filho

Se você está prestes a casar ou a ter o primeiro filho, está em busca de uma casa ou apartamentos mais tradicionais, com um ou dois dormitórios. Pela praticidade e necessidade diária, é melhor que a cozinha esteja integrada à lavanderia.

A varanda gourmet pode ser um diferencial para receber os amigos e familiares nos finais de semana e até mesmo uma churrasqueira e um salão de festas nas áreas comuns são primordiais. Afinal, aonde você vai comemorar o aniversário dos filhos?

Talvez uma vaga de garagem seja pouca, visto que os dois podem ter carro ou até mesmo o único filho. A segurança já começa a ser um fator determinante na decisão da compra, assim como a infraestrutura do salão de festas, por exemplo.

Famílias maiores ou com PETs

Criança precisa ter espaço para brincar, portanto os espaços de convívio e de lazer são primordiais nessa escolha.  Os empreendimentos destinados à famílias procuram ter várias opções de entretenimento, como: piscina, quadras, salão de festas, brinquedoteca, playground, academia, churrasqueira e salão de jogos.

E se a família cresceu ou já conta com mais de dois filhos, os apartamentos ou casas precisam ser mais espaçosos, com mais de dois quartos, dois banheiros e ter portas e janelas bem seguras. Ou seja, parapeito alto na varanda é essencial.

A proximidade com escolas, supermercados, farmácias, parques e hospitais pode ser um excelente diferencial.

Pessoas da terceira idade

Acessibilidade, segurança e conforto são palavras de ordem por aqui. Internamente, barras de apoio podem ser instaladas nos banheiros, assim como as portas podem ser mais amplas e os revestimentos antiderrapantes.

Na parte externa, rampas de acesso são fundamentais para garantir a locomoção. Outra  vantagem são os elevadores, principalmente para os moradores que não podem subir escadas. A localização deve ser de fácil aceso, perto de centros comerciais, hospitais, farmácias e supermercados.